Vídeo: fila enorme é registrada em restaurante que vende comida acessível durante a COP30 em Belém

Após críticas aos altos preços na Cúpula Climática, espaço da Sociobio vira ponto de encontro de participantes e delegações.

Publicado em 10 de novembro de 2025 às 14:48

Vídeo: fila é registrada em restaurante que vende comida acessível durante a COP30 em Belém
Vídeo: fila é registrada em restaurante que vende comida acessível durante a COP30 em Belém Crédito: Reprodução/Roma News

Enquanto os debates da COP30 colocam em pauta o futuro climático do planeta, outra conversa, desta vez sobre o preço da comida, tem movimentado os bastidores da conferência em Belém. Depois da repercussão sobre os valores elevados das refeições durante a Cúpula Climática, evento preparatório para a conferência, um restaurante instalado na área da Blue Zone se tornou o novo queridinho dos participantes: O espaço registrou uma fila enorme no primeiro dia de COP30 em Belém.

Coordenado pela Central do Cerrado e funciona em parceria com a Rede Bragantina Saberes e Sabores. Juntas, as iniciativas reúnem cooperativas e produtores de diferentes biomas do país, que oferecem alimentos agroecológicos, orgânicos e oriundos da socio biodiversidade brasileira.

Com um sistema self-service, o restaurante disponibiliza refeições equilibradas e preparadas com ingredientes regionais, como peixes amazônicos, legumes orgânicos e frutas nativas. A proposta vai além de alimentar os visitantes: busca também valorizar o trabalho dos produtores locais e demonstrar que é possível conciliar sustentabilidade e economia no dia a dia.

A iniciativa vem sendo apontada como um exemplo dentro da COP30, ao provar que a alimentação sustentável pode ser, ao mesmo tempo, acessível e saborosa. Para muitos participantes, o restaurante da Sociobio se transformou em um refúgio democrático, onde é possível experimentar a culinária amazônica sem pesar no bolso, e ainda contribuir com um modelo de consumo mais responsável.