Vídeo: Leonardo DiCaprio chama atenção para o papel da Amazônia e destaca caráter histórico da COP30 em Belém

Ator destacou importância da Amazônia e defendeu mais recursos para comunidades locais, mas não confirmou se virá a Belém

Publicado em 5 de novembro de 2025 às 17:34

Ator destacou importância da Amazônia e defendeu mais recursos para comunidades locais, mas não confirmou se virá a Belém
Ator destacou importância da Amazônia e defendeu mais recursos para comunidades locais, mas não confirmou se virá a Belém Crédito: Reprodução 

O ator e ativista ambiental Leonardo DiCaprio usou as redes sociais, nesta quarta-feira (5), para falar sobre a COP30, que começa esta semana em Belém. Ele ressaltou que esta é a primeira conferência do clima da ONU realizada em uma floresta tropical e chamou atenção para o papel da Amazônia na regulação do clima global.

“O Brasil abriga 60% da Amazônia, os pulmões da Terra e um dos sistemas vitais mais importantes do planeta. Mas ela está em perigo”, escreveu o ator.

Na publicação, DiCaprio lembrou que a agropecuária (principalmente pastagens e plantações de ração animal) foi responsável por 95% do desmatamento no Brasil nas últimas quatro décadas. Ele também apontou que, em escala global, a agropecuária, a mineração e o petróleo causaram a destruição de centenas de milhões de hectares de ecossistemas naturais.

Apoio a povos indígenas

O ator também destacou que os povos indígenas são os principais guardiões da natureza e anunciou que sua organização ambiental, a Re:wild, vai doar mais 500 milhões de dólares para ajudar comunidades locais a protegerem seus territórios e florestas.

“Os povos indígenas nos mostraram que proteger a natureza é a solução mais poderosa para as crises do clima, da biodiversidade e do bem-estar humano”, afirmou.

DiCaprio pediu que os líderes reunidos na COP30 garantam financiamento permanente para que essas comunidades possam continuar atuando na proteção das florestas, citando mecanismos como o Tropical Forests Forever Facility, proposta que está sendo debatida em Belém.

Vinda ainda incerta

Apesar de participar ativamente das discussões climáticas, Leonardo DiCaprio não confirmou se virá pessoalmente a Belém para acompanhar a conferência.

A COP30 será realizada de 10 a 21 de novembro e deve reunir representantes de quase 200 países, além de organizações ambientais, lideranças indígenas e chefes de Estado.