Vídeo: Secretaria Ursula Vidal pede calma e combate a fake news após incêndio na COP30

De acordo com a secretaria, ainda não é possível identificar o foco do fogo, e as equipes seguem no local realizando os procedimentos de segurança.

Publicado em 20 de novembro de 2025 às 15:22

Secretaria de Cultura do Pará Ursula Vidal
Secretaria de Cultura do Pará Ursula Vidal Crédito: Roma News

A Secretaria de Cultura do Pará (Secult), Ursula Vidal, conversou com o Roma News na tarde desta quarta-feira (20) e afirmou que o incêndio registrado na Blue Zone da COP30 começou “muito rápido”. De acordo com a secretaria, ainda não é possível identificar o foco do fogo, e as equipes seguem no local realizando os procedimentos de segurança

“Neste primeiro momento, não há motivo para pânico, já que ninguém ficou ferido”, disse Ursula.

A secretaria pediu que todos os participantes, visitantes e a população em geral evitem espalhar informações não confirmadas, para impedir a circulação de fake news durante a cobertura da conferência.

A secretaria destacou que cabe à ONU, responsável pela área da Blue Zone, divulgar as informações técnicas sobre as causas do incêndio, além de montar um calendário oficial com eventuais mudanças na programação da COP30 após o incidente.

“É importante que todos mantenham a calma e aguardem as atualizações oficiais. O que não pode é criar um clima de pânico”, afirmou.

As equipes de segurança seguem atuando para garantir a estabilidade da área e dar continuidade às investigações sobre o ocorrido.