Voluntários da COP30 participam da última etapa de formação em Belém

Mais de 1,3 mil pessoas fazem parte do treinamento e foram divididas em três grupos para a preparação presencial.

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 09:39

Voluntários da COP30 participam de capacitação presencial para atuar nas atividades oficiais da Conferência em Belém. 
Voluntários da COP30 participam de capacitação presencial para atuar nas atividades oficiais da Conferência em Belém.  Crédito: Maria Eduarda Maranhão/COP30

Os voluntários da COP30 chegaram à última etapa de treinamento para atuar nas atividades oficiais da Conferência. As 1.375 pessoas que integram o programa foram divididas em três grupos para a capacitação presencial, que tem sessões entre terça e quinta-feira, 28/10 a 30/10, no Teatro Maria Sylvia Nunes, em Belém.

A diretora de Relações Institucionais da Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), Flávia Castelhano, desejou boas-vindas aos voluntários do primeiro dia de treinamento e reforçou a relevância desta fase de formação.

“Chegamos a uma etapa muito importante, que é a formação presencial e específica de alguns temas muito críticos em qualquer COP, não por ser no Brasil, ou por ser em Belém, mas temas que são sensíveis em qualquer grande evento”, afirmou a representante da SECOP.

A consultora da SECOP para a organização da COP30, Laura Lopez, ressaltou que o engajamento dos voluntários com as dezenas de delegações internacionais que chegarão à cidade é fundamental. "Os delegados vão negociar, vão compartilhar experiências, mas precisam entender que isso é sobre pessoas, é sobre o futuro. E, então, vocês entram. Vocês podem compartilhar e experimentar com eles esse espírito, com alma e coração”, enfatizou.

A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan Tuma, marcou presença na capacitação e fez um chamado para os belenenses. "Vocês vão ser a porta de entrada para todo mundo. Um sorriso de vocês vai receber as pessoas. E nada melhor que isso para mostrar a nossa hospitalidade, que é muito peculiar do nosso povo”, salientou.

Preparação

O exercício prático realizado nesta terça-feira abordou questões operacionais, relativas a transporte, segurança, protocolo internacional, saúde, acessibilidade e sustentabilidade. Os voluntários foram convidados a testar situações reais para aprender a melhor forma de respondê-las.

"Nós estamos aprendendo coisas que não são só importantes para o evento em si, mas também para futuras experiências, como lidar com situações de violência”, refletiu Ana Fadel, 28 anos, voluntária da COP30.

Organização

Os ⁠voluntários serão divididos em 26 áreas durante a COP30, em diferentes localidades. Eles auxiliarão, por exemplo, no aeroporto, acolhendo os delegados, nos hotéis e pontos de ônibus, orientando os deslocamentos até o evento, e também no Porto de Outeiro, onde mais de 4 mil pessoas estarão hospedadas para a Conferência.

Além disso, algumas pessoas acompanharão de perto as negociações climáticas, na Zona Azul e na Zona Verde, dentro do Parque da Cidade. Devido à magnitude do evento, os voluntários serão geridos por meio de um aplicativo, no qual registrarão o seu dia a dia de atuação.