Colunista / [email protected]
Publicado em 31 de julho de 2025 às 14:43
Em resposta à realização da 30ª Conferência das Partes da ONU sobre Mudança do Clima - COP30, que acontecerá pela primeira vez na Amazônia, o Sistema Comércio - CNC, Fecomércio, Sindicatos Empresariais, Sesc e Senac promoverá em 2025 uma ampla programação cultural e educativa gratuita. Um dos principais destaques da iniciativa é o “Fórum Raízes do Amanhã - Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP 30”, que será realizado nos dias 05 e 06 de agosto, no Sesc Doca e no Sesc Teatro Casa Isaura Campos, em Belém. A agenda completa e o formulário para inscrições estão disponíveis no site bit.ly/ForumRaizesdoAmanha.
>
O Fórum reunirá autoridades, especialistas, representantes da sociedade civil, mestres da cultura popular e profissionais do Sesc em uma série de atividades voltadas ao debate sobre meio ambiente, mudanças climáticas e sustentabilidade. A proposta é criar um espaço de escuta, troca de saberes e construção coletiva de soluções, conectando o conhecimento técnico-científico aos saberes tradicionais da Amazônia.
>
A programação inclui palestras, mesas temáticas, oficinas, vivências socioambientais, feira de economia criativa, apresentações culturais e a produção de um videocast temático com o Canal Futura/Fundação Roberto Marinho, parceiro da ação. Todas as atividades são gratuitas, com acessibilidade em Libras e poderão ser acessadas mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível, destinado ao programa Sesc Mesa Brasil, de combate à fome. Um dos momentos simbólicos será a elaboração de uma Carta Aberta, com os principais resultados e reflexões do Fórum, que será encaminhada às discussões oficiais da COP30.
>
O projeto é fruto de uma cooperação técnica entre o Departamento Nacional do Sesc e o Sesc no Pará, com apoio do Sesc São Paulo e da Fundação Roberto Marinho. Ele está estruturado em dois grandes eixos: o “Fórum Raízes do Amanhã - Diálogos do Sistema Comércio rumo à COP 30” e as “Casas Sesc na COP30”, que ocuparão culturalmente as unidades do Sesc em Belém com exposições, oficinas, rodas de conversa, mostras de cinema e outras ações gratuitas, antes, durante e após a conferência.
>
A iniciativa tem como público prioritário os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, mas também contempla artistas, comunidades tradicionais, estudantes, pesquisadores, turistas e instituições parceiras.>
Parágrafo>