Fotoativa e MAZ apresentam resultados do projeto Paneiro Luminoso na COP30

Exposição e mesa-redonda abordam experiências em escolas e comunidades que ampliam olhares sobre práticas sustentáveis a partir da pedagogia da luz.

Publicado em 10 de novembro de 2025 às 18:52

As atividades são inspiradas na ferramenta Maleta Pedagógica, desenvolvida na Guiana pelo corpo técnico da MAZ e composta por diversos materiais voltados ao estímulo de processos educativos, tendo como base a fotografia
As atividades são inspiradas na ferramenta Maleta Pedagógica, desenvolvida na Guiana pelo corpo técnico da MAZ e composta por diversos materiais voltados ao estímulo de processos educativos, tendo como base a fotografia Crédito: Foto Irene Almeida

A fotografia como instrumento para a educação e reflexão crítica é a base do projeto Paneiro Luminoso, a partir da pedagogia da luz, desenvolvida pelo fotógrafo e arte-educador Miguel Chikaoka, que há mais de 40 anos se dedica a usar a fotografia nos processos de ensino-aprendizagem para cocriar uma sociedade de diversidade de olhares. Parceria entre a Associação Fotoativa, de Belém-PA, e a MAZ-Maison de la photographie Guyane-Amazonie, da Guiana Francesa, o projeto vem realizando, desde maio de 2025, ações em escolas públicas e comunidades da região metropolitana de Belém e outros municípios, onde uma equipe de fotógrafos coordenados por Chikaoka provoca vivências formativas que dialogam com as características de cada contexto.

As vivências alcançaram um público bastante amplo: além das escolas, comunidades quilombolas e indígenas, assentamentos, e comunidades organizadas em torno de temas afins, a partir da experiência de fluxos e trocas desenvolvida por Chikaoka, paulista radicado na Amazônia, no Pará, desde os anos 1980, e referência na arte-educação brasileira.

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