Tacacá, mingau e canjica? Saiba como curtir os sabores juninos em Belém sem prejudicar a saúde

Policlínica Metropolitana orienta sobre consumo moderado de comidas típicas, hidratação e atenção redobrada para pessoas com doenças crônicas.

Publicado em 22 de junho de 2026 às 16:15

Tacacá.
Tacacá. Crédito: Reprodução

Com a chegada das celebrações de São João (24 de junho) e São Pedro (29 de junho), a Policlínica Metropolitana do Pará, em Belém, emitiu uma série de orientações para que a população aproveite as delícias típicas do mês sem comprometer a saúde. O foco das recomendações está no equilíbrio, na moderação das porções e na atenção redobrada à procedência dos alimentos.

Pratos tradicionais como canjica, paçoca, bolo de fubá e mingaus costumam ter altos teores de açúcar, sódio e gorduras. Para quem deseja versões mais leves, a nutricionista Alessandra Macedo sugere trocar o açúcar refinado pelo mascavo ou demerara, e utilizar leite e derivados em suas versões desnatadas. Outra dica estratégica é realizar um lanche leve, rico em fibras ou proteínas, antes de ir aos eventos para evitar o consumo excessivo por fome.

Para pacientes com diabetes ou hipertensão, a atenção deve ser redobrada. O consumo só é indicado de forma planejada e para quem está com as taxas controladas, visando evitar picos glicêmicos ou alterações na pressão arterial. O excesso de comidas pesadas também pode resultar em desconfortos imediatos, como azia e refluxo.

Além do valor nutricional, a qualidade sanitária é um ponto crítico nesta época. Alimentos preparados com leite, coco e milho estragam rapidamente se não forem armazenados corretamente. "É importante observar a higiene do local, o uso de toucas e luvas pelos manipuladores e as condições de conservação dos produtos para prevenir intoxicações alimentares", alerta a nutricionista.

Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Ana Cássia Sousa.