Publicado em 6 de setembro de 2025 às 17:04
O dia 6 de setembro, ou melhor 6/9 foi escolhido no Brasil para ser celebrado o Dia do Sexo e a ideia surgiu surgiu a partir de uma campanha publicitária promovida pela marca de preservativos Olla, em 2008.>
Na época, a marca era de José Araujo, conhecido no mercado como Zé das Camisinhas, que havia fundado a fábrica INAL (hoje INALTEX) em 1979. Carlos Domingos, 55, era proprietário da agência de publicidade Age, responsável pelas campanhas da Olla.>
Após uma equipe reparar a coincidência entre a data 6 de setembro (6/9) e a posição sexual conhecida como 69 ("meia-nove"), logo começaram uma campanha para rodar neste dia, com vídeos e anúncios. Mas, além da pretensão comercial, eles tinham outro objetivo em mente: transformar 6 de setembro oficialmente no Dia do Sexo.>
Mas o objetivo não era apenas vender mais preservativos, e sim naturalizar o sexo, que era um grande tabu na época. "A gente imaginou fazer uma data que realmente pudesse levar as pessoas a refletir, comentar, trazer o assunto para a luz, porque na época tinha muito essa questão do sexo no escuro, uma coisa errada, escondida", disse Domingos, hoje CEO da agência OD Brasil, em um a entrevista recente.>
Além disso, a criação da data também visava conscientizar sobre sexo seguro e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).>