Academia de Toguro é investigada por uso irregular de água em SP

Polícia apura possível furto de água em unidade da Mansão Maromba no centro da capital.

Publicado em 10 de setembro de 2025 às 18:26

Mansão Maromba, rede de academias criada por Toguro -
Mansão Maromba, rede de academias criada por Toguro - Crédito: Reprodução

A Polícia Civil de São Paulo abriu uma investigação para apurar um possível furto de água em uma academia localizada no bairro da Liberdade, região central da capital. A unidade em questão pertence à rede Mansão Maromba, criada pelo influenciador digital Tiago Toguro.

Segundo boletim de ocorrência obtido pela reportagem, o caso foi descoberto no último dia 2 de setembro, quando técnicos identificaram uma ligação clandestina à rede pública de abastecimento. A prática teria permitido o uso de água mesmo após a suspensão do fornecimento pela Sabesp, empresa responsável pelo serviço no estado.

O fornecimento havia sido interrompido em fevereiro deste ano por inadimplência. De acordo com a Sabesp, a academia acumula uma dívida de pelo menos R$ 53 mil em contas atrasadas. Ainda segundo a companhia, além da religação irregular do hidrômetro, foi encontrada uma segunda conexão não autorizada no local.

Em resposta, a Sabesp informou que multará o estabelecimento em R$ 129,7 mil. O valor é calculado com base no tempo estimado de consumo irregular e no volume de água utilizado.

A administração da academia nega qualquer irregularidade. Em nota, alegou que o lacre no hidrômetro existia por questões de segurança, já que o equipamento estaria exposto na calçada. Os responsáveis também afirmam que "todas as contas estão em dia".

Com informações do UOL