Aos 85 anos, idoso vende pudim em praia de Olinda para pagar exames médicos particulares; assista

Sem conseguir esperar pela fila do SUS, Seu Vital fabrica os próprios doces e vai à orla arrecadar dinheiro para tratar problemas nos rins e na próstata.

Publicado em 11 de agosto de 2026 às 12:10

Aos 85 anos, idoso vende pudim em praia de Olinda para pagar exames médicos particulares; assista
Aos 85 anos, idoso vende pudim em praia de Olinda para pagar exames médicos particulares; assista Crédito: Reprodução/Redes sociais

Uma história de esforço e superação sensibilizou milhares de internautas após um registro gravado na Praia de Casa Caiada, em Olinda, viralizar na internet. O idoso Vital Maria Costa, de 85 anos, foi flagrado caminhando pela orla com uma caixa de isopor para comercializar pudins caseiros fabricados por ele mesmo. As imagens foram capturadas e publicadas no domingo (9) pelo empresário Jonatha Felipe, que passeava com a família no local e se motivou a divulgar a rotina do idoso para buscar apoio.

Conhecido carinhosamente como Seu Vital, o autônomo encontrou nas vendas ambulantes uma alternativa rápida para arrecadar fundos e cobrir despesas com saúde. Enfrentando problemas nos rins e na próstata, ele necessita de acompanhamento médico e exames específicos que, segundo ele, levariam um tempo prolongado para serem agendados na rede pública pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em vez de apenas aguardar a fila do sistema público, o idoso preferiu colocar a mão na massa e ir às ruas oferecer sabores que vão do tradicional até opções de café e doce de leite.

Apesar dos desafios de saúde e da rotina cansativa na praia, Seu Vital demonstrou disposição ao afirmar que aprecia o contato com as pessoas e o ato de trabalhar ao ar livre. A repercussão do vídeo gerou um forte movimento de empatia nas redes sociais, reunindo diversos usuários e moradores da Região Metropolitana do Recife que agora se organizam em correntes de solidariedade para contribuir com o tratamento médico e o bem-estar do aposentado.