'Brasil ficará livre da gripe aviária se não registrar novos casos em 28 dias', diz ministro

Após esse prazo, que é referente ao ciclo do vírus H5N1, o Brasil estaria liberado para retomar as exportações para os países que restringiram ou bloquearam a compra do frango brasileiro

Publicado em 19 de maio de 2025 às 12:35

RS declara estado de emergência em saúde animal para gripe aviária e inicia vistorias
RS declara estado de emergência em saúde animal para gripe aviária e inicia vistorias Crédito: Agência Brasil

O Brasil precisa de 28 dias, se não registrar nenhum novo caso de gripe aviária, para se colocar como livre do vírus, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, nesta segunda-feira (19).

Após esse prazo, que é referente ao ciclo do vírus H5N1, o Brasil estaria liberado para retomar as exportações para os países que restringiram ou bloquearam a compra do frango brasileiro, segundo o ministro.

China, União Europeia, Argentina, entre outros mercados, suspenderam as importações do produto brasileiro em reação ao 1º registro de gripe aviária no país em granja comercial, ocorrido em Montenegro (RS) e divulgado na quinta (15). O Brasil investiga outros casos suspeitos.

O Ministério da Agricultura reforça que não existe risco no consumo da carne ou de ovos.

“Se em 28 dias não tiver nenhum outro caso, a gente pode com tranquilidade, baseado em ciência, dizer ao mercado e aos outros compradores e colocar o Brasil de novo como país livre de gripe aviária”, disse Fávaro.

Com informações do G1