Cacá Diegues, ícone do cinema novo e diretor de 'Bye Bye Brasil', morre aos 84 anos

Cineasta alagoano, faleceu devido a complicações pós-cirúrgicas no Rio de Janeiro.

Publicado em 14 de fevereiro de 2025 às 11:02

Cacá Diegues, ícone do cinema novo e diretor de 'Bye Bye Brasil', morre aos 84 anos
Cacá Diegues, ícone do cinema novo e diretor de 'Bye Bye Brasil', morre aos 84 anos Crédito: Reprodução/Assessoria

Carlos “Cacá” Diegues, renomado cineasta brasileiro e figura central do movimento Cinema Novo, faleceu nesta sexta-feira, aos 84 anos, no Rio de Janeiro, devido a complicações após uma cirurgia. Nascido em Maceió, Alagoas, em 19 de maio de 1940, Diegues mudou-se ainda criança para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua trajetória no cinema.

Ao longo de sua carreira, dirigiu mais de 20 filmes, entre eles “Xica da Silva” (1976) e “Bye Bye Brasil” (1980), este último uma reflexão sobre as transformações culturais e sociais do país, que competiu pela Palma de Ouro no Festival de Cannes.

Diegues foi um dos líderes do Cinema Novo, movimento que emergiu nos anos 1960 para criticar as desigualdades sociais, inspirado pela Nouvelle Vague francesa e pelo neorrealismo italiano.

Em 2018, foi eleito para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira 7, anteriormente pertencente ao cineasta Nelson Pereira dos Santos.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a perda, afirmando que os filmes de Diegues refletiam a história, a identidade e a criatividade do Brasil.

Cacá Diegues deixa um legado inestimável para o cinema nacional, com obras que capturaram a essência do Brasil e influenciaram gerações de cineastas.