Publicado em 3 de novembro de 2024 às 23:03
Neste domingo, 03, uma candidata que chegou 30 segundos após o fechamento dos portões perdeu a chance de realizar o primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024, em Fortaleza. A estudante chegou à Universidade Estadual do Ceará (Uece) pouco depois das 13h, mas, apesar dos pedidos de quem acompanhava a situação, os seguranças mantiveram o portão fechado, impossibilitando a entrada.
Visivelmente frustrada, a jovem, cuja identidade ainda não foi divulgada, foi até um ponto de ônibus próximo e embarcou rapidamente, sem conversar com a imprensa ou outros presentes.
A situação ressalta o rigor com o cumprimento do horário de entrada, tradicional no Enem: em todo o Brasil, os portões foram fechados pontualmente às 13h, e as provas começaram às 13h30. O exame, uma das principais portas de entrada para o ensino superior, conta com questões de linguagens e ciências humanas (incluindo 40 de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol), além da redação. Os candidatos têm até as 19h para concluir a avaliação.