Caso Hytalo Santos: influenciador pagava aluguel e mensalidades escolares para familiares de menores

O Ministério Público identificou ainda que o influenciador doava celulares em troca da emancipação dos adolescentes.

Publicado em 12 de agosto de 2025 às 09:13

(Influenciador digital, Hytalo Santos)
(Influenciador digital, Hytalo Santos) Crédito: Redes Sociais - Instagram 

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) identificou que o influenciador digital, Hytalo Santos, fazia o repasse financeiro para famílias dos adolescentes que ele “tomava conta” e exibia nas redes sociais, em troca de suas emancipações. Conforme a investigação do MP, Hytalo doava celulares, pagava alugueis e mensalidades escolares dos menores que participavam dos vídeos gravados e expostos por ele nas redes sociais.

Após a denúncia formalizada e publicada pelo youtuber Felca, por exploração de menores, o perfil de Hytalo Santos foi derrubado no Instagram. O assunto reverberou em todo país e chamou atenção da Câmara dos Deputados, em Brasília, para a pauta e a necessidade de fortalecer políticas de proteção em favor da criança e adolescente.

Após ouvir testemunhas durante a investigação, o MPPB informou que investiga um possível esquema de benefícios para familiares dos menores em troca da emancipação dos adolescentes.

O Ministério Público identificou também que os menores já tinham o documento de emancipação e a anuência dos responsáveis. O promotor do caso disse que cerca de 17 menores participavam da rede de influência promovida por Hytalo Santos, assim como, os vídeos expostos pelo influencer.

Os pais dos adolescentes também são alvos do MPPB, e serão investigados para identificar se houve super exposição indevida e quais danos isso geraram nos menores.