Publicado em 20 de maio de 2025 às 12:57
Até o final desta semana, o almirante de alto comando dos Estados Unidos, Alvin Holsey, líder do Comando Sul (Southcom), deve permanecer no Brasil, para cumprir agenda oficial. Os compromissos vão ocorrer em Brasília e na cidade de Rio Branco, no Acre, segundo informou a embaixada dos EUA, na segunda (20).
>
Conforme a programação prevista para hoje, Holsey terá reunião com ministro da Defesa, José Múcio, e com integrantes das Forças Armadas brasileiras. Em seguida, o comandante 4 estrelas dos EUA segue para o Acre, onde visitará a região da tríplice fronteira entre Brasil, Peru e Bolívia.
>
Holsey vem ao Brasil pouco tempo depois que outro representante do governo norte-americano, David Gamble, que é responsável interino pela Coordenação de Sanções do Departamento de Estado, esteve recentemente no país em uma missão que gerou repercussão política.
>
Na época, a visita, segundo governo americano, teve como principal objetivo o enfrentamento ao crime organizado transnacional, ao terrorismo e ao narcotráfico. Desta vez, segundo o comandante, a visita oferece uma oportunidade de obter uma visão direta dos desafios e das ameaças presentes na região de fronteira compartilhada entre Brasil, Peru e Bolívia, especialmente aqueles relacionados ao tráfico ilegal. >