Corpo de Bombeiros homenageia, com cortejo, cadela de resgate morta no Acre

A cadela Cerys, que reforçava a equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães desde 2020, morreu no último sábado (10) em Rio Branco.

Publicado em 15 de maio de 2025 às 18:47

Corpo de Bombeiros homenageia, com cortejo, cadela de resgate morta no Acre
Corpo de Bombeiros homenageia, com cortejo, cadela de resgate morta no Acre Crédito: REPRODUÇÃO REDES SOCIAIS

O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) decidiu fazer uma homenagem emocionante a uma cadela que atuava com a corporação, após a companheira falecer.

A cadela Cerys, que reforçava a equipe de Busca, Resgate e Salvamento com Cães desde 2020, morreu no último sábado (10) em Rio Branco, e ganhou uma despedida digna de heroína.

No vídeo compartilhado nas redes sociais, a cadela aparece coberta pela bandeira do Acre, e é levada em um cortejo fúnebre, regado de emoções.

Na legenda da publicação, a corporação agradece a heroína de quatro patas:

Com o coração apertado, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre se despede de Cerys, uma pioneira, uma heroína de quatro patas que trilhou os primeiros passos da nossa especialidade de Busca, Resgate e Salvamento com Cães. Oriunda da nobre linhagem de cães operacionais do Canil do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco - CBMPE (@canilcbmpeoficial), Cerys chegou ao CBMAC para se tornar o primeiro elo dessa corrente de esperança, ainda no ano de 2020.

Sob a condução atenta e dedicada do Major BM Dyego Vieira, Cerys desbravou o caminho da Metodologia de Venteio, especializando-se na detecção de vidas humanas em meio a escombros, deslizamentos, soterramentos, além da busca em região de mata. O binômio formado por homem e cão era a personificação da dedicação e da eficiência, um laço que transcendia o treinamento e se fortalecia na confiança mútua.

Mas Cerys não era apenas uma profissional. Sua natureza social irradiava alegria em solenidades militares, exposições e, de forma especial, nas atividades de terapia, onde seu contato levava conforto e sorrisos a pessoas de todas as idades.

Hoje, o CBMAC se despede do corpo físico de Cerys, que será eternizado em nosso Pelotão de Cães como um símbolo do nosso nascimento e história. Seu espírito aguerrido e leal se junta à legião de valorosos Bombeiros Militares que serviram com honra esta Instituição.

Que a sua memória continue a inspirar a nossa jornada em “Vidas alheias e riquezas salvar.”

“Um Homem; Um cão; Qualquer missão!”