Em entrevista, jornalista do O Globo desmente Moraes sobre conversas com Galípolo sobre o Banco Master

Em entrevista a Globo News, Malu detalha a apuração que desmente o discurso do ministro.

Publicado em 24 de dezembro de 2025 às 12:19

Alexandre de Moraes, ministro do STF.
Alexandre de Moraes, ministro do STF. Crédito: Fabio Rodrigues/Agência Brasil

A jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, desmentiu as afirmações do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, sobre um encontro com o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.

Segundo apurado pela profissional, Moraes teria encontrado Galípolo com o objetivo de interceder em favor do Banco Master, instituição que é alvo de investigações por suspeita de fraude. Já Moraes teria afirmado que conversa com Galípolo seria para falar sobre a lei Magnitsky dos EUA.

Em entrevista a Globo News, Malu detalha a apuração que desmente o discurso do ministro, inicialmente publicada em reportagem na segunda-feira (22). Segundo a jornalista, durante 3 semanas esteve em contato com interlocutores próximos ao ministro que confirmaram que o conteúdo das conversas entre Moraes e Galipolo incluíam também a crise do Banco Master.

“Estive conversando com muita gente até chegar em um relato comum, entre seis pessoas e uma das quais obteve esse relato do próprio ministro Alexandre de Moraes”, afirma.

Ainda de acordo com a jornalista, segundo a fonte, em uma conversa pessoal que o próprio ministro admitiu a um interlocutor, ele perguntou para o galipolo sobre a aquisição do Master pelo BRB. A venda foi anunciada em maio e o encontro entre Moraes e Galípolo teria ocorrido em junho, quando algumas negociações ainda estariam pendentes. Moraes queria saber detalhes do andamento e teria chegado a afirmar a Galípolo que gostava muito de Daniel Vorcaro, dono do Master.