Facção corta fibra ópticas e impõe domínio da 'CVNET' em Fortaleza

Nos últimos dias, três carros da operadora foram queimados na capital cearense.

Publicado em 7 de março de 2025 às 21:37

Ação criminosa em Fortaleza, capital do Ceará.
Ação criminosa em Fortaleza, capital do Ceará. Crédito: Reprodução/Redes sociais 

A guerra pelo controle da internet chegou às ruas de Fortaleza, no Ceará, com o Comando Vermelho (CV) atacando operadoras de internet na capital. No incidente mais recente, cabos de fibra óptica foram cortados em três bairros.

Nos últimos dias, três carros da operadora foram queimados e os funcionários da empresa estão sendo impedidos de realizar suas atividades em áreas como Pirambu, Colônia e Barra do Ceará.

A atuação da 'CVNET' segue um modelo semelhante ao de outras áreas controladas por facções criminosas, como no Rio de Janeiro. O grupo bloqueia a operação de operadoras legais e disponibiliza uma conexão ilegal. Em determinadas situações, os residentes são forçados a pagar taxas para garantir que o serviço continue funcionando.

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSP-DS) informou em nota que a Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), através da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), com o suporte da Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, está conduzindo investigações e operações sobre as ações de grupos criminosos contra as empresas de provedores de internet.

Fonte: Metrópoles