Publicado em 9 de novembro de 2024 às 10:31
Uma falha do sistema do Nubank permitiu que vários clientes sacassem dinheiro sem saldo disponível em conta, na madrugada da última sexta-feira, 8. Os relatos surgiram nas redes sociais e a situação foi confirmada pela própria Nubank, que disse:
“Nubank informa que o serviço de saque via débito já foi normalizado e que estamos trabalhando para o restabelecimento do saque via cartão de crédito o quanto antes”.
Clientes informaram que as agências do Banco 24 Horas estava repleta de pessoas com o cartão da Nubank em mãos, para sacar sem pagar nenhuma taxa e sem saldo na conta.
Dentre os relatos, alguns usuários dizem que foram capazes de sacar desde quantias de R$ 1.000 até R$ 9.000 de uma só vez. Uma das capturas de tela mostra limite aprovado de mais de R$ 248 mil para saque nos caixas eletrônicos.
Por outro lado, vários usuários da Nubank também relataram problemas com notificações de compras realizadas há semanas e até meses sendo cobradas novamente no aplicativo para Android e iOS.
Diversas reclamações sobre as cobranças indevidas foram relatadas a partir das 5h da manhã no portal DownDetector e no Reclame Aqui, onde muitos clientes estão indignados com a situação.
Em resposta aos usuários, a Nubank diz:
“O Nubank não comenta casos específicos para preservar o sigilo bancário e esclarece que qualquer questão é solucionada diretamente com os clientes. Reiteramos que possuímos canais de comunicação disponíveis aos nossos clientes para esclarecimentos necessários”.
Quanto aos saques, a Nubank enviou uma nota informando que:
“O Nubank informa que uma oscilação ocorrida durante a madrugada afetou temporariamente a disponibilidade de saque, e que as operações já foram normalizadas”.