Filhotes raros de tigre branco nascem em parque de conservação em SP

Apesar da aparência marcante, os tigres brancos não constituem uma subespécie distinta.

Publicado em 6 de julho de 2025 às 11:03

Apesar da aparência marcante, os tigres brancos não constituem uma subespécie distinta.
Apesar da aparência marcante, os tigres brancos não constituem uma subespécie distinta. Crédito: Reprodução 

Três tigres brancos nasceram no início de março no Animália Park, localizado em Cotia, na região metropolitana de São Paulo. O nascimento é considerado um evento raro, já que esses animais possuem uma mutação genética incomum conhecida como leucismo, responsável pela coloração clara da pelagem com listras escuras, olhos azuis e focinho rosado.

Os novos filhotes, duas fêmeas e um macho, foram batizados com nomes de origem indiana: Aruna (“aurora”), Asha (“esperança”) e Ravi (“sol”). Os nomes foram escolhidos pela bióloga Katia Cassaro, que acompanha o desenvolvimento do trio.

Apesar da aparência marcante, os tigres brancos não constituem uma subespécie distinta. Eles são resultado de uma alteração genética que reduz a produção de melanina, o que os torna extremamente raros na natureza, especialmente em habitats tropicais, onde a camuflagem é vital para caça e proteção.

Os filhotes já estão em exibição no Animália Park, onde integram um programa de educação ambiental e conservação de espécies. A chegada dos pequenos tem atraído a atenção de visitantes e especialistas, reforçando a importância dos centros de preservação para espécies ameaçadas ou geneticamente raras.