Fim da escala 6x1 entra na pauta de 2026 com quatro projetos no Congresso

O texto mais avançado tramita há mais de dez anos e concorre com outras três propostas semelhantes em análise na Câmara e no Senado

Publicado em 2 de fevereiro de 2026 às 16:00

O texto mais avançado tramita há mais de dez anos e concorre com outras três propostas semelhantes em análise na Câmara e no Senado.
O texto mais avançado tramita há mais de dez anos e concorre com outras três propostas semelhantes em análise na Câmara e no Senado. Crédito: Agência Brasil

A proposta que prevê o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho deve ser votada no Congresso em 2026 e já é tratada como um dos temas centrais do debate político no próximo ano. O texto mais avançado tramita há mais de dez anos e concorre com outras três propostas semelhantes em análise na Câmara e no Senado.

O projeto principal é a PEC 148/2015, apresentada pelo senador Paulo Paim (PT-RS), que reduz a jornada semanal de 44 para 36 horas. Caso seja aprovada, as demais propostas sobre o tema tendem a ser arquivadas.

A mudança seria feita de forma gradual ao longo de quatro anos, conforme o relatório do senador Rogério Carvalho (PT-SE). A jornada passaria para 40 horas em 2027 e seria reduzida em uma hora por ano até atingir 36 horas em 2031.

Segundo Paim, a transição progressiva permite a adaptação dos empregadores e já reflete uma tendência em setores como comércio, indústria, hotelaria e restaurantes. O senador afirma que a redução da jornada melhora a qualidade de vida dos trabalhadores e pode gerar novas vagas de emprego, apesar de possíveis ajustes e custos adicionais para as empresas.

Com informações do UOL