Governo vai lançar programa para população participar do Orçamento

Ideia é que brasileiros votem, pela internet, nos projetos que devem receber prioridade

Publicado em 12 de dezembro de 2025 às 14:52

Ideia é que brasileiros votem, pela internet, nos projetos que devem receber prioridade
Ideia é que brasileiros votem, pela internet, nos projetos que devem receber prioridade Crédito: Reprodução

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Guilherme Boulos (PSol-SP), anunciou que o governo prepara um programa para que a população participe diretamente da definição de como parte das verbas da União será usada. O projeto, chamado Orçamento Participativo, será totalmente on-line e deve ser lançado oficialmente em janeiro de 2026.

Segundo Boulos, a iniciativa é uma resposta ao peso crescente das emendas parlamentares na definição do Orçamento. A ideia é permitir que qualquer cidadão, pela plataforma Brasil Participativo, vote nos projetos que considera mais importantes para sua cidade. As propostas selecionadas passarão a integrar o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2026. A expectativa é de que o programa alcance cerca de 400 municípios no primeiro ano.

“Enquanto temos, de um lado, o Orçamento sendo moldado por emendas, aqui no governo federal vamos ter, pela primeira vez, uma parcela do Orçamento decidida diretamente pelo povo”, afirmou o ministro.

O Ministério da Saúde já se comprometeu a separar R$ 100 milhões para o Orçamento Popular no ano que vem. Boulos também adiantou que parlamentares deverão direcionar parte de suas emendas para fortalecer o novo programa. O valor total ainda será definido.