Publicado em 23 de junho de 2026 às 07:59
Uma noite de sobressalto para os moradores da Zona Oeste de São Paulo. Desde os primeiros minutos desta terça-feira (23), por volta de 0h40, um incêndio devastador consome o complexo de uma distribuidora e fábrica de autopeças localizada na Rua Emílio Goeldi, na Lapa. O fogo atingiu uma área gigantesca de aproximadamente 10 mil m², mobilizando um forte aparato com 45 bombeiros e 16 viaturas. Felizmente, ninguém ficou ferido. No momento em que as chamas começaram, apenas o vigilante estava no local e conseguiu sair a salvo.>
O impacto visual e estrutural impressiona. O calor extremo fez com que parte da estrutura de um dos três galpões desabasse por completo. Segundo a capitã Karol Burunsizian, porta-voz do Corpo de Bombeiros, uma segunda área do imóvel corre sério risco de desmoronar, o que obriga os militares a agirem com cautela extrema na contenção dos focos. O proprietário, bastante abalado, relatou que a empresa funciona naquele mesmo endereço há 33 anos.>
O combate ao fogo foi complexo por conta do que estava estocado ali dentro: uma grande quantidade de ferro, plástico e papel, materiais que alimentam o fogo rapidamente. Apesar da destruição interna, a corporação informou que as chamas já foram confinadas, o que significa que não há mais o perigo de o incêndio se alastrar para as casas e comércios vizinhos.>
Mesmo com a situação controlada, o reflexo do incidente cruzou as fronteiras da Lapa. Nas redes sociais, moradores de diversos bairros vizinhos relataram um forte cheiro de queimado e névoa escura no ar. A orientação oficial dos bombeiros é manter as janelas bem abertas para ventilar os ambientes e, caso a fumaça fique muito densa, deixar o imóvel temporariamente.>
A Defesa Civil Municipal já foi acionada para avaliar as condições do terreno assim que o rescaldo terminar. Embora a perícia ainda vá determinar o motivo real do desastre, a principal suspeita de quem trabalha no local é de que uma falha elétrica (curto-circuito) tenha dado início ao fogo.>