INSS diz que notificou todos os beneficiários que tiveram descontos mas app tem instabilidade

O instituto informou ainda que às 10h, 2 milhões de pessoas já haviam sido notificadas, e que às 11h, todas as 9.429.003 notificações foram concluídas.

Publicado em 13 de maio de 2025 às 15:45

Aplicativo INSS apresenta instabilidade no dia das notificações de desconto. 
Aplicativo INSS apresenta instabilidade no dia das notificações de desconto.  Crédito: Reprodução Redes Sociais

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), afirmou no início da tarde desta terça-feira (13) que já notificou todos os 9,4 milhões de aposentados e pensionistas que sofreram algum desconto pelas associações no benefício.

Segundo o INSS, o aviso foi feito através do aplicativo “Meu INSS”, que enfrenta instabilidade, e por isso alguns segurados, relatam que não conseguem verificar se receberam a notificação.

A mensagem que deveria aparecer na plataforma do beneficiário que teve desconto no valor do benefício seria a seguinte: "Aviso importante para você. Foi identificado desconto de entidade associativa em seu benefício. A partir de amanhã você poderá informar se autorizou ou não através do Meu INSS ou ligue 135". Para não perder a informação, o INSS recomenda que o beneficiário entre no app, clique no sininho que aparece no topo do lado direito, em seguida em "Configurar Notificações" e depois selecionar a opção "Permitir notificações".

Quem enfrentou instabilidade no App visualizou a seguinte mensagem: "O Meu INSS está em Manutenção. Esperamos voltar em breve. Obrigada pela paciência. Precisa de ajuda? Acesse o Portal do INSS ou ligue 135 e saiba mais". Até o momento, a autarquia não explicou quando o sistema deve ser estabilizado.

O instituto informou ainda que às 10h, 2 milhões de pessoas já haviam sido notificadas, e que às 11h, todas as 9.429.003 notificações foram concluídas. Essas pessoas sofreram abatimento nos benefícios, mas o instituto ainda apura se foram descontos ilegais.

Na quarta-feira (14) começa o processo em que os aposentados e pensionistas poderão identificar esses descontos e informar ao INSS se autorizaram ou não.