Jair Bolsonaro já passou por 10 cirurgias desde facada em 2018; veja quais foram

Esta é a décima cirurgia realizada desde o atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018

Publicado em 2 de maio de 2026 às 14:52

Jair Bolsonaro passa por cirurgia no ombro nesta sexta
Jair Bolsonaro passa por cirurgia no ombro nesta sexta Crédito: Reprodução/Redes sociais

Internado novamente nesta sexta-feira (1º) em Brasília, o ex-presidente Jair Bolsonaro passou por mais um procedimento cirúrgico, desta vez, para correção do manguito rotador no ombro. Esta é a décima cirurgia realizada desde o atentado a faca sofrido durante a campanha eleitoral de 2018.

Ao longo dos últimos anos, a maioria das intervenções esteve ligada às complicações do ferimento abdominal, embora outros procedimentos também tenham sido realizados por diferentes motivos de saúde.

Confira a sequência das cirurgias:

6 de setembro de 2018 – Cirurgia de emergência após ser atingido por uma facada no abdômen, em Juiz de Fora (MG).

12 de setembro de 2018 – Novo procedimento para tratar complicações abdominais decorrentes da primeira cirurgia.

28 de janeiro de 2019 – Retirada da bolsa de colostomia e reconstrução do trânsito intestinal.

8 de setembro de 2019 – Cirurgia para correção de hérnia incisional.

31 de janeiro de 2020 – Realização de vasectomia.

25 de setembro de 2020 – Procedimento para retirada de cálculo na bexiga.

12 de setembro de 2023 – Cirurgia para correção de desvio de septo, além de endoscopia no mesmo dia.

13 de abril de 2025 – Cirurgia abdominal extensa para lise de aderências e reconstrução da parede abdominal, com duração de cerca de 12 horas.

25 de dezembro de 2025 – Correção de hérnia inguinal bilateral.

1º de maio de 2026 – Cirurgia no ombro para tratar o manguito rotador e aliviar dores.

Além das cirurgias, Bolsonaro também passou por outros procedimentos médicos, como bloqueios no nervo frênico, realizados em 2025 para tentar controlar crises persistentes de soluço.

A cirurgia mais recente ocorreu no hospital DF Star, na capital federal, e teve como objetivo melhorar a mobilidade e reduzir dores no ombro.