Jorge Messias pode permanecer até 30 anos no STF se for indicado por Lula para vaga de Barroso

Ministro da AGU é o nome mais cotado para assumir o posto deixado por Luís Roberto Barroso e, aos 45 anos, seria o mais jovem integrante da Corte.

Publicado em 19 de outubro de 2025 às 12:38

Jorge Messias é ministro da AGU - 
Jorge Messias é ministro da AGU -  Crédito: Agência Brasil

O ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, poderá permanecer por até 30 anos no Supremo Tribunal Federal (STF) caso seja indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar a vaga aberta com a aposentadoria antecipada de Luís Roberto Barroso.

Próximo ao núcleo político do Partido dos Trabalhadores, Messias é atualmente o principal cotado para o posto. Outro nome avaliado por Lula é o do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), presidente do Senado. Caso escolhido, Pacheco poderia permanecer no Supremo por 26 anos.

Pelas regras constitucionais, os ministros do STF são obrigados a se aposentar aos 75 anos. Messias, que tem 45 anos, seria o mais jovem da Corte, seguido por Cristiano Zanin, de 49 anos.

O próximo ministro a se aposentar por idade será Luiz Fux, em 2028, seguido de Cármen Lúcia, em 2029, e Gilmar Mendes, em 2030. Com exceção desses três e de Edson Fachin, todos os demais integrantes do Supremo têm menos de 60 anos.

O calendário de aposentadorias indica que o presidente eleito em 2026 poderá nomear três novos ministros para o STF. Caso Lula seja reeleito, ele encerraria o segundo mandato com seis indicações próprias, consolidando maioria na composição do tribunal.