Zanin se reunirá com Testemunhas de Jeová antes de julgamento decisivo no STF

Ministro do Supremo vai ouvir representantes da associação religiosa antes de julgamento sobre recusa de transfusões de sangue

Publicado em 19 de outubro de 2025 às 14:32

Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal -
Cristiano Zanin, ministro do Supremo Tribunal Federal - Crédito: Rosinei Coutinho/STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Cristiano Zanin agendou para a próxima segunda-feira (20) uma reunião com representantes da Associação das Testemunhas Cristãs de Jeová. O encontro ocorre no contexto do julgamento de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) que discute o direito dos fiéis do grupo religioso de recusarem transfusões de sangue por motivos de consciência e fé.

A ADPF foi apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) em 2019 e busca garantir que adultos, em pleno gozo de suas faculdades mentais, tenham respeitada a escolha de não se submeterem a procedimentos médicos que contrariem suas crenças — mesmo em casos considerados emergenciais.

A discussão gira em torno de possíveis interpretações do Código Penal e de resoluções do Conselho Federal de Medicina (CFM) e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj), especialmente no que diz respeito ao crime de constrangimento ilegal.

O julgamento do caso teve início, mas foi interrompido em setembro deste ano, quando Zanin pediu vista, adiando a conclusão do processo. O relator da matéria é o ministro Kassio Nunes Marques. A expectativa no Supremo é que o tema, após o retorno de Zanin com seu voto, consolide de forma definitiva o entendimento da Corte sobre o tema.

Em setembro de 2024, o STF já havia reconhecido o direito das Testemunhas de Jeová de recusarem transfusões em outras duas ações semelhantes. No entanto, a ADPF é vista como a etapa final para firmar jurisprudência sobre o assunto e garantir segurança jurídica tanto para pacientes quanto para profissionais da saúde.

Fonte: Metrópoles