Publicado em 25 de junho de 2026 às 14:24
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou, nesta quinta-feira (25), que a senadora Teresa Leitão (PT-PE) é a nova líder do governo no Senado Federal. A parlamentar assume o posto no lugar de Jaques Wagner (PT-BA), que deixou a função oficialmente na última quarta-feira (24).>
Em comunicado nas redes sociais, o presidente destacou que a nova líder terá a tarefa fundamental de articular o debate e a votação de pautas consideradas estratégicas para a gestão federal. Entre as prioridades listadas estão a proposta que visa o fim da escala de trabalho 6 por 1 e a PEC da Segurança Pública.>
A saída de Jaques Wagner da liderança ocorreu após o senador tornar-se alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) na semana passada. A investigação apura suspeitas de corrupção envolvendo o Banco Master e o suposto recebimento de vantagens financeiras indevidas pelo parlamentar.>
Apesar do afastamento da liderança, Wagner negou qualquer irregularidade em sua conduta e afirmou estar "absolutamente tranquilo" em relação ao desenrolar das investigações. Com a nomeação oficializada, Teresa Leitão passa a ser a voz direta do Palácio do Planalto dentro da Casa revisora.>
Texto por Suellen Godinho, com supervisão de Adrielle Brito.>