Mauro Cid se ausenta de julgamento sobre tentativa de golpe para evitar tensão com réus

Delator busca evitar constrangimentos. Bolsonaro e demais envolvidos na tentativa de golpe ainda ponderam se irão ao julgamento.

Publicado em 19 de agosto de 2025 às 18:56

Tenente-coronel Mauro Cid.
Tenente-coronel Mauro Cid. Crédito: Lula Marques/Agência Brasil

Mauro Cid optou por não estar presente no julgamento sobre a tentativa de golpe, previsto para iniciar em 2 de setembro, a fim de evitar possíveis constrangimentos com os outros acusados.

O tenente-coronel firmou um acordo de delação premiada, e seus relatos foram fundamentais para o progresso das investigações sobre o plano golpista que visava manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder.

Os réus não são obrigados a comparecer às sessões nesta etapa do processo, que serão destinadas à apresentação de argumentos técnicos e fáticos pelos advogados, com base nas teses já expostas nas alegações finais.

De acordo com a CNN, alguns dos acusados de participação na tentativa de golpe ainda não decidiram se estarão presentes no julgamento. Em muitos casos, a recomendação das defesas tem sido evitar a ida, para poupar os réus do estresse e da pressão que o momento impõe.

Fonte: CNN Brasil