Mega-Sena muda regras e aumenta valor do prêmio principal; veja o que muda

Embora o governo não tenha detalhado os motivos da mudança, a ideia é tornar os prêmios principais mais atrativos, principalmente em concursos acumulados.

Publicado em 1 de agosto de 2025 às 08:32

A mudança foi determinada por uma portaria do Ministério da Fazenda, publicada na quinta-feira (31) no Diário Oficial da União.
A mudança foi determinada por uma portaria do Ministério da Fazenda, publicada na quinta-feira (31) no Diário Oficial da União. Crédito: Agência Brasil

A partir dos próximos concursos, os ganhadores da Mega-Sena que acertarem as seis dezenas vão receber uma fatia maior do valor total do prêmio. A mudança foi determinada por uma portaria do Ministério da Fazenda, publicada na quinta-feira (31) no Diário Oficial da União.

Com a nova regra, 40% do valor total destinado a prêmios será reservado para quem acertar os seis números, um aumento em relação aos 35% anteriores. Isso significa que, a partir de agora, o prêmio principal da Mega-Sena ficará ainda mais atrativo.

Por outro lado, os percentuais destinados às outras faixas de premiação foram ajustados para acomodar o aumento da sena:

Quina (5 acertos): passa de 19% para 13%

Quadra (4 acertos): cai de 19% para 15%

Os demais 32% do valor destinado a prêmios seguem sendo utilizados para acumular futuros sorteios, formar prêmios com valores fixos e atender outras regras de distribuição definidas pela Caixa Econômica Federal.

Mudanças na Mega da Virada

A portaria também alterou as regras da Mega da Virada, o sorteio especial que acontece no fim do ano e costuma oferecer prêmios milionários.

Com a nova regra:

90% do valor total da Mega da Virada irá para quem acertar a sena, contra os 62% anteriores.

Quina e quadra ficam com 5% cada.

Além disso, 10% da arrecadação de todos os concursos da Mega-Sena ao longo do ano será reservada para ajudar a formar o prêmio da Mega da Virada do ano seguinte. Isso garante uma bolada ainda maior no sorteio mais esperado do ano.

Embora o governo não tenha detalhado os motivos da mudança, a ideia é tornar os prêmios principais mais atrativos, principalmente em concursos acumulados. Com uma fatia maior do valor indo para a sena, a expectativa é de que mais pessoas se interessem em apostar, o que pode aumentar a arrecadação.

Quando a nova regra começa a valer?

As novas regras já entram em vigor nos próximos sorteios da Mega-Sena, inclusive para a Mega da Virada de 2025.

• A aposta mínima custa R$ 6

• Pode ser feita até as 19h do dia do sorteio

• Apostas estão disponíveis nas casas lotéricas ou pelo site da Caixa

A Mega-Sena realiza três sorteios por semana, sempre às terças, quintas e sábados.

Com informações do G1