Moraes impede filhos de Bolsonaro de acompanharem cirurgia

Decisão do STF autoriza apenas Michelle Bolsonaro como acompanhante em tempo integral

Publicado em 23 de dezembro de 2025 às 15:25

Decisão do STF autoriza apenas Michelle Bolsonaro como acompanhante em tempo integral
Decisão do STF autoriza apenas Michelle Bolsonaro como acompanhante em tempo integral Crédito: Reprodução

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes decidiu que apenas Michelle Bolsonaro poderá acompanhar Jair Bolsonaro durante o período de internação e a cirurgia marcada para o dia de Natal. Os filhos do ex-presidente, o senador Flávio Bolsonaro e o ex-vereador Carlos Bolsonaro, não terão autorização para permanecer com o pai no hospital e só poderão visitá-lo mediante autorização judicial prévia.

Na decisão assinada nesta terça-feira, 23 de dezembro, Moraes deixou claro que a presença integral está restrita à esposa do ex-presidente, respeitando as regras do hospital. Qualquer outra visita, incluindo a dos filhos, dependerá de autorização específica da Justiça.

Bolsonaro será internado no hospital DF Star, em Brasília, a partir de quarta-feira, 24 de dezembro. A cirurgia abdominal para correção de duas hérnias inguinais está prevista para quinta-feira, 25, feriado de Natal.

A autorização do procedimento cirúrgico foi concedida após perícia realizada pela Polícia Federal, que confirmou a necessidade da intervenção em caráter eletivo. A Procuradoria-Geral da República também se manifestou favoravelmente à realização da cirurgia.

O ex-presidente está preso na Superintendência da Polícia Federal desde 22 de novembro, após descumprir medidas judiciais ao danificar a tornozeleira eletrônica que utilizava durante a prisão domiciliar. Nesta terça-feira, a defesa informou oficialmente as datas da internação e da cirurgia, depois de Bolsonaro cancelar uma entrevista alegando motivos de saúde.