Morre Mino Carta, fundador da Carta Capital, aos 91 anos

Além da Carta Capital, Mino fundou outras três revistas de grande repercussão

Publicado em 2 de setembro de 2025 às 08:17

Mino Carta 
Mino Carta  Crédito: Divulgação Carta Capital

O fundador da Carta Capital, Mino Carta, morreu nesta terça-feira (2), aos 91 anos. O jornalista lutava há um ano contra debilidades do organismo. Mino passou a frequentar no último ano mais o hospital Sírio-Libanês, onde ficou, na sua última passagem, internado na UTI da unidade, em São Paulo.

Mino trouxe avanços para o jornalismo brasileiro e criou revistas que até hoje estão no mercado, tais como: Quatro Rodas, Veja, IstoÉ e, por fim, Carta Capital.

De origem italiana, o jornalismo nasceu em Gênova e vem de uma família de jornalistas, que foram perseguidos pelo fascismo. Mino chegou ao Brasil após a Segunda Guerra. Foi no Brasil que o jovem descobriu seu talento para a escrita e começou a escrever ainda adolescente. Sempre atento, fez do ofício uma forma de interpretar o País, e percebendo as relações de poder e às contradições das elites brasileiras.

Mino era avesso à evolução tecnológica e apreciava sua máquina de escrever. Ele se manteve fiel a uma máxima: o jornalismo deve servir à verdade, fiscalizar o poder e desafiar o pensamento único.