O que é a AWS, serviço da Amazon que sofreu pane global nesta segunda

Plataforma é uma das maiores fornecedoras de computação em nuvem do mundo e conecta milhões de empresas a seus usuários online

Publicado em 20 de outubro de 2025 às 15:22

Plataforma é uma das maiores fornecedoras de computação em nuvem do mundo e conecta milhões de empresas a seus usuários online
Plataforma é uma das maiores fornecedoras de computação em nuvem do mundo e conecta milhões de empresas a seus usuários online Crédito: Divulgação

A Amazon Web Services (AWS), braço de computação em nuvem da Amazon, apresentou instabilidade na madrugada desta segunda-feira (20), afetando sites e aplicativos no mundo todo. Entre as plataformas impactadas estavam serviços populares de comunicação, ensino e entretenimento. A empresa informou que o problema foi identificado e corrigido ainda durante a manhã.

A AWS é o serviço de nuvem da Amazon responsável por hospedar e dar suporte a sites, aplicativos e sistemas de empresas de diferentes setores, de bancos e startups a plataformas de streaming e lojas virtuais.

Essas empresas pagam uma taxa de uso para acessar os servidores da Amazon, garantindo que seus produtos e serviços fiquem disponíveis e funcionem com rapidez e segurança para os usuários.

O portfólio da AWS inclui desde soluções básicas, como armazenamento de dados e hospedagem de sites, até ferramentas avançadas de inteligência artificial, aprendizado de máquina, Internet das Coisas (IoT) e análise de dados em larga escala.

Segundo um relatório da HG Insights publicado neste ano, a AWS responde por cerca de 30% do mercado global de infraestrutura em nuvem, com uma base estimada de mais de 4 milhões de clientes.

A plataforma é considerada um dos ambientes de computação em nuvem mais seguros e flexíveis disponíveis atualmente, explicando o impacto global quando uma falha acontece.

Com informações da CNN Brasil