Pesquisa da Quaest aponta impacto de Lula em negociação comercial com os EUA

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros vê atuação do presidente como importante nas negociações com os EUA

Publicado em 16 de dezembro de 2025 às 16:07

Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros vê atuação do presidente como importante nas negociações com os EUA
Pesquisa aponta que maioria dos brasileiros vê atuação do presidente como importante nas negociações com os EUA Crédito: Reprodução

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira, dia 16 de dezembro, pela Genial Quaest mostra que 43% dos brasileiros avaliam que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve papel muito importante no recuo do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em relação ao tarifaço imposto a produtos brasileiros.

De acordo com o levantamento, outros 28% afirmam que Lula foi importante, mas não de forma decisiva. Para 23% dos entrevistados, o presidente não teve influência no desfecho das negociações. Já 6% disseram não saber ou preferiram não responder.

As tarifas haviam sido impostas em agosto pelo governo norte-americano e foram retiradas no último mês. Entre os produtos afetados estavam café, diferentes cortes de carne bovina, açaí, tomate, manga, banana e cacau, itens de grande peso para a exportação brasileira.

O recuo dos Estados Unidos ocorreu após rodadas de negociação entre os dois países, resultado do diálogo direto entre os governos brasileiro e norte-americano, com participação de Lula e Trump.

Segundo a Genial Quaest, a pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 14 de dezembro, com 2.004 entrevistas presenciais feitas com pessoas a partir de 16 anos. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança do estudo é de 95%.