PGR deve analisar argumentos da defesa e possível risco de fuga do país

Ex-presidente cumpre prisão domiciliar após violar medidas cautelares

Publicado em 25 de agosto de 2025 às 12:43

Jair Messias Bolsonaro (PL
Jair Messias Bolsonaro (PL Crédito: Redes Sociais/Instagram/@jairmessiasbolsonaro

A Procuradoria-Geral da República (PGR) deve se pronunciar até está terça-feira (26) sobre a defesa apresentada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A partir da notificação da PGR, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá 48 horas para se manifestar sobre o assunto. Jair Messias Bolsonaro cumpre prisão domiciliar em Brasília (DF).

A intimação do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ocorreu na manhã desta segunda-feira (25/8). No documento, o órgão poderá fazer pedidos ao presidente do STF, Alexandre de Moraes, ou apenas informar sobre os esclarecimentos de Bolsonaro.

No parecer, PGR deve analisar os argumentos da defesa apresentada em 12 páginas e avaliar se as explicações da defesa, se há a possibilidade de fuga de Bolsonaro do país, como suspeitou a Polícia Federal. O caso veio a público após a divulgação de uma minuta encontrada no celular de Bolsonaro, que solicitava asilo político ao presidente da Argentina, Javier Milei, em 2024.

A prisão de Jair Bolsonaro foi motivada após um vídeo gravado por seu filho Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e divulgado nas redes sociais. Os atos pró-Bolsonaro ocorreram em várias capitais do país, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, e, vários descumprimentos de medidas cautelares.