PIX enfrenta instabilidade e usuários relatam falhas em diversos bancos

Usuários relataram dificuldades para realizar transações em diferentes instituições financeiras.

Publicado em 19 de janeiro de 2026 às 17:27

Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano.
Pix completa cinco anos perto de movimentar R$ 30 trilhões por ano. Crédito: Agência Brasil

O sistema de pagamentos instantâneos PIX apresentou instabilidade nesta segunda-feira (19), gerando uma onda de reclamações nas redes sociais. Usuários relataram dificuldades para realizar transações em diferentes instituições financeiras.

De acordo com o site DownDetector, que monitora falhas em serviços online, mais de 6 mil reclamações haviam sido registradas até as 14h40. O aumento simultâneo de queixas em ao menos oito bancos indicou que o problema estava relacionado ao sistema do Banco Central (BC), responsável pela infraestrutura do PIX, e não a uma instituição específica.

Entre os bancos com registros de instabilidade estavam Inter, Itaú Unibanco, Bradesco, Banco do Brasil, Nubank, Santander Brasil, Caixa Econômica Federal e C6 Bank.

Procurados, Banco do Brasil e Itaú informaram que não identificaram falhas em seus sistemas internos. O Santander afirmou que a instabilidade teve origem externa, mas que o serviço já foi normalizado. Já o C6 Bank confirmou ter sido afetado por uma indisponibilidade no sistema do PIX, destacando que as operações em seu aplicativo voltaram a funcionar normalmente.

Os demais bancos citados não responderam até a publicação deste texto. O Banco Central informou que a situação já foi regularizada.