Publicado em 1 de outubro de 2025 às 07:46
O Banco Central (BC) informou que a partir desta quarta-feira (1º), os usuários do Pix contarão com um botão de contestação disponível nos aplicativos de bancos e instituições financeiras. Segundo o BC, o recurso foi criado para agilizar denúncias em casos de fraudes, golpes ou transferências feitas sob coerção.>
A novidade, conforme o Banco Central, é um avanço do Mecanismo Especial de Devolução (MED), ferramenta que já possibilita a devolução de valores transferidos por Pix em situações específicas. Até então, o processo exigia contato direto do cliente com a instituição financeira. Agora, a comunicação será totalmente digital e instantânea.>
Ao acionar o botão, o valor transferido é bloqueado na conta de destino e a informação é enviada imediatamente ao banco do recebedor, que deve manter os recursos congelados. A partir daí, as instituições envolvidas terão até sete dias para analisar o caso. Se a fraude for confirmada, o dinheiro retorna automaticamente à conta da vítima em até 11 dias após a contestação.>
De acordo com Breno Lobo, chefe adjunto do Departamento de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro (Decem) do BC, o novo recurso aumenta a eficácia no combate a golpes, já que criminosos costumam movimentar os valores rapidamente entre várias contas, dificultando a recuperação.>
O BC destacou que o botão de contestação é exclusivo para situações de fraude. Não poderá ser utilizado em casos de desacordo comercial, arrependimento da compra ou erros de digitação na chave Pix.
Com informações do Metrópoles>