Paragominas será palco do 'Capim Rumo à COP30' com agenda sustentável no Pará

O evento contará com debates sobre governança climática, troca de experiências e articulação de um pacto regional em preparação para a COP30.

Imagem de perfil de Silmara Lima

Silmara Lima

Reporter / [email protected]

Publicado em 1 de outubro de 2025 às 09:59

Paragominas será palco da COP Capim.
Paragominas será palco da COP Capim. Crédito: Agência Pará

De 2 a 5 de outubro, Paragominas será palco da COP Capim – “Capim Rumo à COP30”, um encontro que reunirá os 16 prefeitos da Região do Capim, visando construir uma agenda sustentável que represente a região no cenário global. O evento contará com debates sobre governança climática, troca de experiências e articulação de um pacto regional em preparação para a COP30, que será realizada em Belém em 2025. Especialistas nacionais e internacionais também participarão das discussões.

O evento terá um espaço plural e democrático, onde o propósito maior é sensibilizar, engajar e preparar a Região do Capim para os desafios e oportunidades que a COP30 trará, consolidando a região como voz ativa nos debates globais sobre o clima.

A programação principal ocorrerá nos dias 2 e 3 de outubro, no Memorial do Parque Ambiental de Paragominas. Entre os destaques da programação e resultados esperados, serão evidenciados:

• Negócios sustentáveis e novas oportunidades econômicas;

• Políticas públicas inovadoras e parcerias estratégicas;

• Feira de produtos locais e empreendimentos de impacto socioambiental;

• Encontro dos Prefeitos da Região do Capim, com foco na construção de uma agenda integrada de desenvolvimento para apresentar em Belém durante a COP30.

A iniciativa busca consolidar compromissos coletivos para enfrentar os desafios climáticos, promover a sustentabilidade e dar visibilidade à atuação dos municípios do Capim no contexto das mudanças globais, por isso cidadãos, instituições e gestores municipais foram convocados a participar deste momento histórico, que projetará os municípios e a Região do Capim no cenário nacional e internacional da sustentabilidade.