Plano de atentado contra autoridades em São Paulo é frustrado pela polícia

Operação Recon cumpre 25 mandados e desarticula célula do crime organizada para monitorar alvos

Publicado em 24 de outubro de 2025 às 11:26

Operação Recon cumpre 25 mandados e desarticula célula do crime organizada para monitorar alvos
Operação Recon cumpre 25 mandados e desarticula célula do crime organizada para monitorar alvos Crédito: Divulgação

Um plano de atentado contra autoridades de justiça em São Paulo foi frustrado nesta sexta-feira (24) pela polícia paulista. A Operação Recon cumpriu 25 mandados de busca em cidades do interior do estado, incluindo Presidente Prudente, Álvares Machado, Martinópolis, Pirapozinho, Presidente Venceslau, Presidente Bernardes e Santo Anastácio.

As investigações identificaram uma célula do crime organizado responsável por levantar informações sobre a rotina de autoridades públicas e de seus familiares, com a intenção de executar atentados. Segundo os investigadores, os criminosos já haviam mapeado os hábitos dos alvos, evidenciando a periculosidade e a ousadia do grupo, que funcionava com divisão de tarefas, sem que todos conhecessem o plano completo, dificultando sua detecção.

A operação contou com a atuação integrada da Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal e do Ministério Público de São Paulo. A colaboração entre os órgãos permitiu identificar os envolvidos na fase de reconhecimento e vigilância, além de apreender materiais e equipamentos. As investigações continuam para descobrir quem seriam os responsáveis pela execução do atentado.

Por Elias Felippe (Estagiário sob supervisão de Danielle Zuquim, editora-chefe da manhã).