Polícia Civil avança sobre esquema de armas e drogas no Complexo da Maré

Operação cumpre dezenas de mandados, prende suspeitos e apreende entorpecentes e veículos em ações na capital e na Região dos Lagos.

Publicado em 17 de dezembro de 2025 às 09:33

Polícia Civil avança sobre esquema de armas e drogas no Complexo da Maré
Polícia Civil avança sobre esquema de armas e drogas no Complexo da Maré Crédito: Reprodução

Uma ofensiva da Polícia Civil movimentou comunidades da zona norte do Rio de Janeiro nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (17). Ao todo, 30 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em áreas do Complexo da Maré, com destaque para a comunidade da Nova Holanda, além de endereços na capital fluminense e em municípios da Região dos Lagos. Durante a entrada das equipes, moradores relataram disparos.

A ação integra mais uma fase da Operação Contenção, coordenada pela Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme). Segundo a Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro (PCERJ), o foco é desarticular grupos suspeitos de atuar no comércio ilegal de armas, no tráfico de drogas e em associação criminosa.

As investigações apontam que parte dos alvos utilizava aplicativos de mensagens para organizar a venda e a entrega de armamentos, munições e entorpecentes, em um esquema que funcionava por encomenda. O trabalho de inteligência, com análise telemática, permitiu identificar diferentes núcleos: alguns responsáveis pela circulação de armas, outros pela logística de munições e um terceiro voltado ao abastecimento do tráfico em diversas áreas da cidade.

Ainda conforme a PCERJ, além do grupo com base no Complexo da Maré, foram mapeadas frentes de atuação fora da capital, incluindo um núcleo na Região dos Lagos e outro dedicado à distribuição de drogas na zona norte, por meio de um sistema de entregas.

Até o momento, duas pessoas foram presas, e houve apreensão de drogas e veículos. A operação contou com o apoio de agentes da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e de unidades do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE). As diligências seguem em andamento para aprofundar a identificação dos envolvidos e a dimensão da estrutura criminosa investigada.