Polícia Civil desarticula quadrilha que invadia mansões na Zona Sul do Rio

Esquema contava com divisão de tarefas, chefia que mandava de dentro da cadeia e monitoramento por câmeras da prefeitura.

Publicado em 7 de agosto de 2026 às 12:24

Polícia Civil desarticula quadrilha que amedrontava moradores e invadia mansões na Zona Sul do Rio
Polícia Civil desarticula quadrilha que amedrontava moradores e invadia mansões na Zona Sul do Rio Crédito: Reprodução

Um esquema criminoso estruturado que promovia invasões violentas e momentos de terror em residências de luxo na Zona Sul do Rio de Janeiro foi desmantelado após uma grande operação policial. Investigações conduzidas pela 15ª DP (Gávea) apontam que o bando agia em bairros nobres como Gávea, Jardim Botânico e São Conrados. As ações contavam com um organograma bem definido: "batedores" para monitorar a polícia, "motoristas" para o transporte, "puladores" focados em invadir as casas e "homens do Pix", cuja função era subjugar os moradores para forçar transferências de altos valores em uma das ocorrências, em São Conrado, as vítimas ficaram sob a mira dos criminosos por três horas até repassarem R$ 30 mil.

O cerco contra o grupo ganhou força nesta semana após investigações que vinham sendo apuradas desde fevereiro, totalizando seis pessoas presas até o momento. As diligências recentes resultaram na captura de Diogo Vinicius Almeida, o "DG", localizado no Morro do Andaraí como um dos invasores dos imóveis. No Morro do 18, outro investigado, Victor Santana dos Reis, foi morto após trocar tiros com os agentes. Além disso, a polícia identificou Ariadny Martins Soares como recebedora e repassadora dos recursos desviados, e prendeu Luiz Paulo Soares Flores, um dos executores dos extorsões via Pix. Luiz Paulo acabou confessando a participação e apontou que as ordens partiam de dentro do Complexo de Gericinó, comandadas por Márcio de Oliveira Lourenço, o "Bebel", chefe do bando para quem a polícia solicitou transferência ao Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A desarticulação da quadrilha contou com o apoio essencial de tecnologia de ponta e da integração entre forças policiais estaduais, federais e municipais. Câmeras de segurança flagraram ações em que invasores com rostos cobertos pulavam janelas sem demonstrar pressa, enquanto levantamentos do sistema Civitas, da Prefeitura do Rio, rastrearam a rotina dos suspeitos. O monitoramento descobriu que os veículos usados circulavam majoritariamente pelas madrugadas de segunda feira por bairros como Lagoa, Gávea, Rio Comprido e Tijuca. Durante as diligências, um carro do grupo que seguia para o interior do estado também foi interceptado, resultando na prisão de Jhosef Natan Barbosa Alves, que tentava levar o veículo para um ferro velho em Macaé. Os detidos foram encaminhados à Cadeia de Benfica, permanecendo à disposição do Judiciário.