Polícia deflagra operação contra quadrilha que roubava canetas emagrecedoras em Salvador

Ação mobiliza mais de 200 agentes e cumpre mandados em vários municípios da capital e da região metropolitana para desarticular grupo investigado há seis meses.

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 08:32

Polícia deflagra operação contra quadrilha que roubava canetas emagrecedoras em Salvador
Polícia deflagra operação contra quadrilha que roubava canetas emagrecedoras em Salvador Crédito: Reprodução/PMBA

Uma ação policial de grande porte foi deflagrada na manhã desta terça-feira (25), para atingir um dos braços do Comando Vermelho (CV) que atua no Nordeste. Batizada de Operação Quebra-Mar, a ofensiva resultou na prisão de 16 suspeitos no Ceará e no cumprimento de ordens judiciais também na Paraíba e em São Paulo. Outros cinco alvos já estavam recolhidos ao sistema prisional e foram formalmente comunicados dos mandados.

A operação é conduzida pela Polícia Civil do Ceará (PCCE), que mobilizou equipes da Delegacia de Narcóticos (Denarc) e do Departamento de Repressão ao Crime Organizado (Draco), com suporte do Departamento Técnico Operacional. As diligências se estendem por Fortaleza, municípios do litoral leste e áreas do interior cearense, ampliando o alcance da ofensiva.

O Quebra-Mar é um desdobramento da Operação Narke, considerada uma das principais frentes nacionais de enfrentamento ao crime organizado. A iniciativa íntegra a 3ª fase da Renorcrim, a Rede Nacional de Unidades Especializadas de Enfrentamento às Organizações Criminosas, criada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) para aproximar forças policiais estaduais, padronizar estratégias e ampliar o fluxo de inteligência no combate a facções.

Embora a Polícia Civil ainda não tenha divulgado quais crimes são atribuídos ao grupo preso nesta manhã, a corporação afirmou que novas informações devem ser apresentadas ao longo do dia, à medida que as equipes retornarem das diligências e detalharem os materiais apreendidos.

As operações integradas vêm sendo uma das apostas do Ministério da Justiça para frear o avanço de organizações criminosas em diferentes regiões do país, especialmente facções com atuação interestadual. A Quebra-Mar reforça esse movimento e aprofunda a cooperação entre os estados envolvidos na ofensiva.