Pará recebe primeiros lotes de carne bovina 100% rastreada

Iniciativa integra o Programa Pecuária Sustentável do Pará, realizada em parceria com o Governo do Estado

Publicado em 25 de novembro de 2025 às 09:52

Carne bovina - 
Carne bovina -  Crédito: Divulgação

O primeiro lote de carne bovina 100% rastreada produzida no Estado, pela JBS, com tecnologia que garante o histórico completo da origem do gado, desde as fazendas até a chegada no Pará.

A iniciativa, que integra o Programa Pecuária Sustentável do Pará, realizada em parceria com o Governo do Estado e a JBS, irá abastecer quatro lojas do Assaí – Castanhal, Parauapebas, Belém Mário Covas e Belém Almirante Barroso – com mais de 12 toneladas de carne rastreada disponíveis aos consumidores locais.

“Esse é um compromisso que vai além da oferta de produto, reforça nosso papel como agente de transformação e apoio ao desenvolvimento responsável da pecuária no Pará”, afirma Wlamir dos Anjos, Vice-Presidente Comercial e Logística do Assaí.

Compromisso com a transparência

Desde 2016, o Assaí apoia fornecedores de carne bovina, com o desenvolvimento de processos, sistemas e iniciativas de engajamento voltadas à redução de impactos socioambientais na cadeia, especialmente relacionados ao desmatamento.

A rede possui ainda uma Política Socioambiental de Compras de Carne Bovina, que orienta todo o relacionamento dentro da cadeia e estabelece o processo de homologação e monitoramento de parceiros comerciais.

Em 2024, 100% da carne bovina in natura adquirida pelo Assaí já era proveniente de empresas com sistemas próprios de geomonitoramento e rastreabilidade de fornecedores diretos. Agora, com o projeto no Pará, a Companhia amplia esse compromisso que garante a rastreabilidade completa da origem do gado, fortalecendo sua atuação responsável e a transparência junto a clientes, parceiros e produtores rurais.

“Ao levar as carnes rastreadas aos nossos açougues, estamos conectando sustentabilidade, valorização dos produtores regionais, incentivo de práticas que contribuem para uma pecuária de menor impacto ambiental, além de oferecer uma escolha mais consciente para nossos(as) clientes”, complementa Wlamir.

“A chegada ao varejo da carne que vem do Programa Pecuária Sustentável do Pará é um avanço importante para toda a cadeia produtiva, que reforça o compromisso da nossa indústria com uma produção cada vez mais sustentável e transparente, afirma Renato Costa, presidente da Friboi.