Pré-COP30 no RJ está ameaçada após megaoperação

Autoridades ligam alerta para eventos que antecedem a COP30, em Belém

Publicado em 29 de outubro de 2025 às 18:42

Megaoperação no Rio de Janeiro
Megaoperação no Rio de Janeiro Crédito: Redes Sociais/Divulgação

A megaoperação que resultou na morte de mais de 100 pessoas no Rio de Janeiro na última terça-feira (28) deixou a cidade em estado de alerta às vésperas de eventos pré-COP30, que começam no sábado (1º),na cidade maravilhosa.

Os eventos contam com a presença de convidados e autoridades, além de personalidades como o Príncipe William, Ana Toni, CEO da COP30; Michael Bloomberg, enviado do secretário-geral da ONU e de artistas como Shawn Mendes e Anitta.

A tensão começa com o Fórum de Líderes Locais, evento previsto para 3 a 5 de novembro e que vai ocorrer a poucos quilômetros do local da chacina de ontem. Outro evento será o Earthshot Prize, evento que vai premiar o Príncipe William,no dia 5 de novembro, com pouco mais de 1.500 convidados.

De acordo com a agenda, o Príncipe William chega ao RJ no sábado (1º) e vai ter uma série de visitas no Pão de Açúcar e no Maracanã.No dia da premiação vai visitar uma reserva de manguezais com proteção ambiental.

As autoridades de segurança do RJ e também a organização dos eventos informaram que não houve mudança na programação, mas seguem protocolos para garantir a segurança do público. Durante o período da pré-COP, a segurança pública contará com 600 agentes e câmeras de monitoramento espalhadas por toda a cidade.

Apesar da manutenção, a segurança pública do RJ está em alerta e ameaça esvaziar a programação diante dos últimos fatos. As atividades serão uma prévia da COP30, evento que será em Belém de 10 a 21 de novembro.