Quadrilha que fraudava aplicativos bancários e causou prejuízo de R$ 4 milhões é presa

Criminosos acessavam contas com fotos falsas, contratavam empréstimos e lavavam dinheiro por meio de laranjas; 13 mandados cumpridos na Baixada Fluminense e Zona Oeste.

Publicado em 2 de julho de 2025 às 16:03

Reprodução
Reprodução Crédito: Polícia Civil do RJ

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira (2), uma operação contra um grupo especializado em fraudes bancárias via aplicativos, cuja atuação resultou em prejuízo superior a R$ 4 milhões.

Segundo as investigações da Draco e do DGPE, a quadrilha burlava os sistemas de segurança dos bancos ao adulterar dados pessoais e substituir fotos de reconhecimento facial por imagens dos criminosos, o que permitia o acesso às contas das vítimas, contratação de empréstimos e outras transações financeiras ilegítimas.

O dinheiro era então repassado a contas de laranjas e posteriormente submetido a lavagem financeira. Durante a ação, a polícia cumpriu 13 mandados de busca e apreensão na Baixada Fluminense e na Zona Oeste do Rio, além de apreender celulares, notebooks, documentos, dispositivos eletrônicos e ter desativado um escritório usado como central dos golpes.

As autoridades informaram que todo o material apreendido passará por perícia, e as investigações prosseguem para identificar todos os envolvidos no esquema.