Saiba quem são os mortos no naufrágio no Encontro das Águas, em Manaus

71 pessoas foram resgatadas e outras sete seguem desaparecidas

Publicado em 14 de fevereiro de 2026 às 10:46

(As vítimas foram identificadas como Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22.)
(As vítimas foram identificadas como Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22.) Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Duas pessoas morreram após o naufrágio de uma embarcação de transporte de passageiros nas proximidades do Encontro das Águas, em Manaus, nessa sexta-feira (13). As vítimas foram identificadas como Samila de Souza, de 3 anos, e Lara Bianca, de 22.

A embarcação Lima de Abreu XV, operada pela empresa Lima de Abreu Navegações, saiu da capital amazonense com destino a Nova Olinda do Norte, quando naufragou por volta das 12h30. Conforme informações do Corpo de Bombeiros, 71 pessoas foram resgatadas e outras sete seguem desaparecidas. As causas do acidente são investigadas.

Primeira viagem a Manaus

Samila estava em Manaus pela primeira vez. De acordo com familiares, a menina viajou de Urucurituba para passar as férias com a avó, um tio e o irmão de 8 anos. Eles retornavam para o interior quando o acidente aconteceu.

A criança foi levada ao Pronto Socorro da Criança da Zona Leste, unidade do Complexo Hospitalar Leste, mas já chegou sem vida, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM).

Familiares relataram que Samila era carinhosa e sonhava em conhecer a capital. “Ela queria muito conhecer Manaus. Era uma criança muito dócil, gostava de brincar e cantar”, disse a tia, Kailane Souza.

Jovem prestes a concluir a graduação

A segunda vítima é Lara Bianca, ela era natural de Nova Olinda do Norte e cursava odontologia em Manaus. De acordo com amigos, ela estava próxima de concluir a graduação.

Descrita como filha única e dedicada aos estudos, Lara recebeu homenagens nas redes sociais. “Uma menina meiga, educada. Sempre deu muito orgulho para a família”, afirmou um amigo.

O corpo da jovem foi resgatado e encaminhado ao pelotão fluvial do Corpo de Bombeiros no Porto de Manaus, seguindo depois para o Instituto Médico Legal (IML).

Vídeos divulgados pela Rede Amazônica mostram passageiros na água, inclusive crianças, aguardando resgate em botes salva-vidas enquanto outras embarcações tentavam prestar socorro às vítimas do naufrágio.

Uma passageira relatou que teria alertado o condutor da lancha para reduzir a velocidade devido ao banzeiro, ondas turbulentas e comuns na região.

O comandante da embarcação, José Pedro da Silva Gama, de 42 anos, foi detido e levado à Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros. A investigação busca esclarecer a dinâmica do naufrágio e eventuais responsabilidades.

Com informações de portal G1