SUS vai distribuir camisinhas texturizadas e finas para estimular uso

Versões modernas chegam às UBS em 2025 para combater a queda na adesão à proteção.

Publicado em 14 de agosto de 2025 às 17:20

SUS vai distribuir camisinhas texturizadas e finas para estimular uso
SUS vai distribuir camisinhas texturizadas e finas para estimular uso Crédito: Reprodução/Instagram/@Dr.RicardoKores

Em uma iniciativa para resgatar o uso de preservativos, especialmente entre os jovens, o Ministério da Saúde iniciou nesta quarta-feira (13), a distribuição gratuita de dois novos modelos de camisinha pelo SUS: a texturizada e a extra-fina, além das opções já existente.

Com embalagens renovadas e acessíveis, os lançamentos visam tornar o uso do preservativo mais atrativo e, assim, fortalecer a prevenção contra o HIV, hepatites virais, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de atuar como método contraceptivo eficaz.

Segundo o Ministério, a variedade na oferta também busca responder ao desafio da baixa adesão: dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS/IBGE 2019) revelam que 59% das pessoas com 18 anos ou mais não usaram camisinha em nenhuma relação nos 12 meses anteriores, enquanto apenas 22,8% afirmaram usar em todas as relações, e 17,1% disseram usar às vezes.

A meta é audaciosa: distribuir 400 milhões de unidades dos novos modelos ainda em 2025, com acesso facilitado, sem necessidade de documento de identificação, formulários ou restrição de quantidade nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

A novidade integra a estratégia de Prevenção Combinada, que alia o uso da camisinha a métodos como gel lubrificante, profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), diagnóstico oportuno, vacinação e outras ações de saúde sexual e reprodutiva.

Nas redes sociais, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, promoveu a iniciativa diretamente, e o infectologista Ricardo Kores compartilhou um vídeo divulgando o “unboxing” da versão texturizada, que já viraliza entre os jovens.