X está fora do ar no Brasil após decisão de Moraes

Musk afirmou que não cumpriria a ordem e enfrentaria o bloqueio.

Publicado em 31 de agosto de 2024 às 13:16

X não está mais funcionando nenhuma ferramenta.
X não está mais funcionando nenhuma ferramenta. Crédito: Reprodução

O X (antigo Twitter) saiu do ar em diversos dispositivos no Brasil a partir de 0h deste sábado, 31, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), de suspender a rede social no Brasil.

A plataforma Downdetector, que registra notificações sobre problemas na rede, indicou um pico de avisos sobre falhas sobre as falhas no X às 0h09 do sábado, com 922 notificações. O número diminuiu durante a madrugada, mas volta a crescer nesta manhã, com 302 notificações às 8h20.

Porque o X (antigo Twitter) foi suspenso no Brasil?

A suspensão ocorre depois que Moraes exigiu que Elon Musk, dono do X, indicasse um representante legal no Brasil para a empresa no prazo de 24 horas. Musk afirmou que não cumpriria a ordem e enfrentaria o bloqueio. Como o prazo limite de 20h desta quinta-feira, 29, passou, o ministro determinou a “suspensão imediata, completa e integral” do funcionamento do X no Brasil “até que todas as ordens judiciais proferidas nos presentes autos sejam cumpridas, as multas devidamente pagas e seja indicado, em juízo, a pessoa física ou jurídica representante em território nacional”.