Ação contra o tráfico termina com dois mortos em Outeiro

Ação conjunta das forças de segurança resultou em confronto, apreensão de drogas e mortes durante operação contra o tráfico em Outeiro.

Publicado em 22 de janeiro de 2026 às 14:48

Ação contra o tráfico termina com dois mortos em Outeiro
Ação contra o tráfico termina com dois mortos em Outeiro Crédito: Reprodução/Polícia Civil

Uma operação integrada de combate ao tráfico de drogas foi deflagrada nesta quinta-feira (22) no distrito de Outeiro, em Belém, envolvendo a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Grupamento Fluvial da Secretaria de Segurança Pública. A ação reuniu equipes da Diretoria de Polícia Metropolitana, por meio da Delegacia de Outeiro, e da Diretoria de Polícia Especializada, com atuação da Delegacia de Polícia Fluvial, além do apoio da PM, dentro das operações Outeiro sem Drogas e Nêsos, que têm como foco coibir o comércio de entorpecentes na região.

As investigações tinham como alvos dois suspeitos, sendo que a residência de um deles era apontada como um laboratório utilizado para a fabricação, embalagem e distribuição de drogas que abasteceriam os distritos de Outeiro e Icoaraci. Durante a aproximação das equipes a um dos endereços investigados, os policiais se depararam com cerca de seis homens armados, que passaram a atirar contra os agentes. Houve revide, e os suspeitos fugiram em direção a uma área de mata, mantendo os disparos.

Após o confronto, foi constatado que dois dos envolvidos haviam sido baleados. Eles receberam socorro imediato e foram levados para a Unidade de Pronto Atendimento de Icoaraci, mas não resistiram aos ferimentos e morreram. Um inquérito policial será instaurado para apurar as circunstâncias das mortes. As diligências continuam para identificar e localizar outros quatro suspeitos que participaram da ação criminosa, sendo que um deles já foi identificado pelas forças de segurança.

Durante a operação, os policiais apreenderam grande quantidade de entorpecentes e materiais utilizados no tráfico, entre eles 473 petecas pequenas e nove petecas grandes de substância semelhante à pasta base de cocaína, uma balança de precisão, uma luneta, uma tesoura, um carretel de linha, um colete, dois revólveres calibre .38, uma espingarda calibre .20 com munição deflagrada, além de munições intactas e deflagradas, cerca de três quilos de barrilha, uma motosserra e um motor de rabeta.

Populares que presenciaram a ação registraram vídeos que circularam nas redes sociais e causaram apreensão entre moradores da região. As imagens mostram, à distância, equipes de segurança às margens do rio e uma embarcação do tipo rabeta, onde estaria um dos suspeitos baleados. Há ainda a informação de que outro envolvido teria sido atingido dentro do rio, o que motivou buscas fluviais realizadas pelas equipes durante a operação.