Ação educativa orienta sobre nova sinalização na avenida Visconde de Souza Franco nesta sexta-feira, 4

Mudanças na sinalização viária, devido às obras na Doca, incluem ajustes em estacionamentos e pontos de parada de ônibus, com o objetivo de garantir fluidez no trânsito e segurança para pedestres e condutores.

Publicado em 4 de outubro de 2024 às 16:29

Ação educativa orienta sobre nova sinalização na avenida Visconde de Souza Franco nesta sexta-feira, 4
Ação educativa orienta sobre nova sinalização na avenida Visconde de Souza Franco nesta sexta-feira, 4 Crédito: Ascom/SEMOB

A avenida Visconde de Souza Franco, no trecho entre as avenidas Senador Lemos e Pedro Álvares Cabral, está recebendo uma readequação da sinalização viária vertical e horizontal, referente às placas de trânsito e pintura, que está em fase de implantação. Para orientar pedestres e condutores sobre a nova sinalização, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob) realizou uma ação educativa no perímetro, na manhã desta sexta-feira, 04.

Durante a ação, a equipe de educação para o trânsito da Semob realizou 500 abordagens a condutores e pedestres que passavam pelo perímetro da Visconde de Souza Franco, com distribuição de material explicativo sobre a readequação da sinalização que ocorre no local. O informativo também foi distribuído aos moradores e nos pontos comerciais localizados no perímetro.

A readequação na sinalização viária no trecho em questão é necessária devido às obras que estão ocorrendo na Doca, que interditaram a pista esquerda da avenida (entre o canal e o canteiro central), e está implantada em conformidade com o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito (MBST).

Mudanças na sinalização vertical e horizontal

No perímetro da Doca entre a Av. Senador Lemos e Rua Municipalidade estão ocorrendo as seguintes mudanças na sinalização: na pista da direita (ao lado da calçada), o estacionamento foi suprimido e, em seu lugar, foi sinalizado o ponto de parada de ônibus (que anteriormente ficava na pista esquerda, ao lado do canteiro central), de forma que a via permanecerá com duas faixas para tráfego veicular; não prejudicando a fluidez no trânsito no trecho que recebeu a sinalização.

Após a área que será destinada ao ponto de parada de ônibus, foi implantada a sinalização de embarque e desembarque, seguidas de duas vagas destinadas para idosos e uma para pessoa com deficiência (PCD); foi mantido o ponto de táxi que já existe próximo à Rua Municipalidade, com capacidade para até 5 táxis.

Já o trecho entre a Rua Municipalidade e Av. Pedro Álvares Cabral, recebeu a sinalização de proibido estacionar, também na pista da direita (ao lado da calçada).

Com informações: Agência Belém